quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Decima Leone Tannat 2009

Os tintos da linha Decima Leone são frutos de um projeto multi-terroir, que elabora lotes limitados de vinhos através de parcerias com pequenos produtores, empregando apenas as variedades de melhor adaptação em cada local. No caso deste Tannat, a procedência é da região dos Campos de Cima da Serra, um dos mais promissores terroirs nacionais. É um vinho simples, mas muito saboroso e de ótima tipicidade.
O projeto X DECIMA foi idealizado há 11 anos por Alejandro Cardozo, um dos enólogos mais respeitados em atividade no Brasil, que atua como consultor para mais de 25 vinícolas em diversos países da America Latina.
País: Brasil.
Região: Campo de Cima da Serra.
Vinícola: Grupo Decima.
Uva: 100% Tannat.
Amadurecimento: Apenas tanques de aço inox.
Estimativa de guarda: Até 2017.
Teor alcoólico: 13%
Temperatura ideal: 16°C a 18°C.
Enólogo: Alejandro Cardozo.

Opinião TudoVinho: "100% tannat. Apresentou o ápice de seu amadurecimento. A rolha visivelmente já não aguentaria mais. Sua coloracão, seus aromas e o paladar demonstram o fim de sua evolução, mas ainda está bem.
Rubi com reflexos já bem granadas. Frutas negras, forte cassis, especiarias salgadas e violeta.
Corpo médio, menos bom na boca que no aroma. Volume médio, Taninos marcantes e acidez média alta.
Aconselharíamos safras mais novas, mas o vinho é bom."
Visual: Rubi profundo e brilhante, com halos tendendo para o granada.

Olfativo: Intensas notas de frutas negras, como cassis, amoras e cerejas maduras, amparadas por um gostoso toque floral (violetas).

Gustativo: Mostra ótimo volume, com taninos macios, boa acidez, e um final que mescla notas frutadas com um toque terroso.
Sugestão gastronômica: Churrasco. Cortes nobres de carne vermelha grelhados na brasa, costela de cordeiro assada, massas com molhos intensos, ragus bem condimentados, queijos fortes e embutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário